contador

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

PROJETO RESGATE HISTÓRICO E CULTURAL DA COMUNIDADE BELMONTENSE

Trabalho realizado com as turmas do 2º ano do Ensino Médio Inovador, envolvendo professores, educandos e alguns membros da comunidade que foram entrevistados: Helena Nievynski, Verônica Piacesk, Bárbara Gawski, Gentil e Natalina Bortoluzzi, Mirtes Wronski, Julio Banacheski, Leonardo e Geni Wronski, Lídia Klein, Roque e Alzira Piasecki, Francisco Revers, Artemio Stolarski.

Enceramento do projeto: apresentação dos trabalhos realizados.

Confira as imagem  do evento AQUI


Viagem de Estudos - Mais Educação

Para Ametista do Sul - RS

GINCANA ECOLÓGICA

Confira mais imagens Aqui

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Confecção de Insetário

Os insetos apresentam grande valor para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas terrestres, produzem benefícios como as abelhas de mel e a seda, do bicho-da-seda, e sem esquecer-se dos prejuízos que também podem causar na agricultura, por exemplo. Para o aprendizado sobre estes pequenos e importantes animais, os alunos do 2º Ano EMI participaram da coleta, identificação e fixação de insetos representantes das diversas Ordens da Classe Insecta. Essa prática proporciona um aprendizado maior através do manuseio e da busca de informações sobre a biologia do animal, aprendendo suas características e importância ecológica.

Visita de estudo no Colégio Agrícola – CEDUP


SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
TURMAS: 9º 01 e 9º 02
PROFESSORAS: Ane e Rosane
DATA: 22/09/2015

            As turmas realizaram uma visita de estudo no Colégio Agrícola – CEDUP, localizado entre os municípios de São Miguel do Oeste e Descanso.

            Com o objetivo de conhecer e aprender mais sobre as atividades desenvolvidas neste estabelecimento de ensino, já que é um ensino integral a nível técnico.
            Após a recepção por parte da direção e professores, os alunos e as professoras presenciaram uma pequena apresentação do histórico do colégio realizado pelo agrônomo Ricardo onde relatou todas as atividades desenvolvidas desde o início do colégio até os dias atuais.

            Posteriormente, visitamos os diversos setores de estudo, manutenção, criação e comercialização, tais como: suínos, aves, bovinos, jardinagem e hortifruticulturas. Ricardo nos acompanhou na visita dos setores e explicou como é o funcionamento de cada um deles.
A visita foi muito interessante e produtiva, os alunos puderam perceber na prática como é lidar com todas essas variedades de setores referentes à agricultura, seja na fauna ou flora. Além disso, no contra turno os alunos estudam as diversas disciplinas oferecidas na grade curricular do colégio. Portanto, os alunos que estudam permanecem no colégio o dia todo, todos os dias da semana e cumprem hora extra nos finais de semana seguindo uma escala elaborada pelos professores.
Conhecemos também um minhocário, visitamos todas as estufas e suas produções de mudas, até mesmo o espaço destinado à comercialização dos produtos. Possuem uma cooperativa que funciona perfeitamente bem com os alunos e professores sendo seus administradores.
Nossos alunos ficaram encantados com a dimensão do colégio e tudo o que é produzido, bem como a organização entre professores, alunos e funcionários.
Uma visita espetacular, pois tudo que foi aprendido neste dia, com certeza os alunos farão esses conhecimentos chegarem até suas famílias.


SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE- BELMONTE-SC 21 A 25 DE SETEMBRO DE 2015

   
 O projeto foi planejado pelas professoras da área de Ciências Naturais: Ane Maria, Marceli, Nádia e Rosane, com o objetivo de conscientização, preservação e cuidados com o meio ambiente, bem como conhecimento, aprendizagem e participação.
Por meio de ações desenvolvidas entre as turmas e trabalhados diversos temas: jardinagem e embelezamento, horta orgânica, composteira, podas de árvores, culturas de pêssego e uva e comercialização.
Agradecemos de forma especial todos os alunos, funcionários da escola e professores envolvidos no projeto e ao pessoal da Prefeitura Municipal de Belmonte e da EPAGRI pelo auxílio prestado para que as ações pudessem ser desenvolvidas na íntegra.

AÇÕES DESENVOLVIDAS:
VISITA DE CAMPO

AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PODA DE ÁRVORES

TURMA: 2º 01, 2º 02 e 3º 01
DATA: 23/09
PROPRIEDADE: Amilcar Araujo
PROFESSORAS: Ane Maria, Casiane e Filomena
            Ao trabalhar conhecimento sobre poda de árvores, foi realizada, durante a Semana Municipal do Meio Ambiente uma visita na casa do Sr Amilcar Araujo, na comunidade de Linha Lajinha, Belmonte.
            Participaram também do encontro os técnicos agrícolas da EPAGRI do município Evandro Decol e Marcos Zambiasi.
            A aula prática explicativa foi realizada no pomar de pêssego e uva.
            O Sr. Amilcar explicou tudo sobre sua cultura e produção sendo o único agricultor do município que cultiva essas duas variedades de frutas para comercialização. Trabalha como agricultor e produtor há 25 anos.
            Explicou com paciência aos quase 60 alunos sobre seu trabalho de cultivo, como preparar a terra para o plantio, a distância de plantar as mudas, a poda, manutenção, aplicação de produtos, colheita, poda dos galhos velhos e conservação.
Tanto na cultura de pêssego quanto na cultura de uva os cuidados são os mesmos, incluindo tratamento contra pragas e doenças que podem acometer  os pés, bem como a destruição total da planta se assim precisar.
            Amilcar disse que não contratam empregados e que ele e a esposa cuidam sozinhos dos pomares, 1.200 pés de pêssegos divididos em três áreas diferentes e quatro variedades de espécies: bonan, douradão, premier e chimarrita, esse último plantado nesse ano; e 3.200 pés de uva, sendo duas variedades: bordô e niágara.
            Os alunos participaram com atenção aos ensinamentos  do Sr. Amilcar e com certeza todos aprenderam um pouco mais sobre o tema levando seus ensinamentos para suas famílias. Puderam perceber na prática o quanto é importante a profissão do agricultor e os cuidados que se deve ter com as culturas.

CULTIVO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS E PLANTIO DE MUDAS DE FLORES.
TURMAS: 6º, 7º e 8º Anos
DATA: 21 a 25 de setembro de 2015
PROPRIEDADE: Vilson Fiore
PROFESSORAS: Marcelí, Nádia e Rosani
Durante a Semana Municipal do Meio Ambiente, de 21 a 25 de setembro, foram realizadas atividades de campo com os alunos do Ensino Fundamental para fazê-los interagir e conhecer a prática do cultivo de hortaliças orgânicas.
A atividade consistiu na visita a propriedade do Sr. Vilson Fiore, na cidade de Belmonte. Para a visita, foram levados os alunos das turmas de 6º, 7º e 8º anos matutinos e vespertinos. A visita das turmas deu-se em diferentes horários, o que permitiu melhor aproveitamento das explicações feitas pelo Sr. Vilson.
 Nesta propriedade faz-se o plantio de hortaliças como alface, raditi e mudas de diversas flores como a tagete e amor-perfeito. O diferencial é o cultivo totalmente orgânico, sem uso de agrotóxicos e com um sistema de irrigação que aproveita a água da chuva.
O cultivo das verduras e flores se inicia com a preparação da terra, usando restos de alimentos, dejetos de cavalo e cascas de eucalipto para promover a fertilização natural da terra. Para o plantio das flores o Sr. Vilson compra uma terra especial e mistura com a terra que ele mesmo preparou, segundo a sua explicação é que a flores são mais frágeis e precisam de terra mais macia e aerada para produzir as mudas. Os alunos gostaram de tocar a terra e sentir a macies e leveza da terra usada para o plantio das flores.
Na prática, os estudantes viram como é feito o plantio das sementes de flores e mudas de alface, desde a preparação das bandejas com a terra, a inserção das sementes e transferência de bandejas quando as mudas já estão crescidas e prontas para venda ou plantio na horta.
As turmas se divertiram ao aprender como é feito o sistema de irrigação da horta, como o Sr. Vilson fez “chover” de forma econômica e totalmente sustentável para promover a irrigação de suas hortaliças.
Um aluno perguntou se o proprietário obtinha muito lucro com a plantação, prontamente lhe foi respondido que este trabalho proporcionava muito mais prazer do que dinheiro, que este trabalho é como uma terapia, e até sua netinha adora ajudar a produzir as mudas e mexer na terra.
Os alunos gostaram muito das explicações do Sr. Vilson e da calma e alegria com que ele mostrou o seu trabalho e os recebeu em sua propriedade. Com certeza foi aprendido à importância de realizar o cultivo de produtos orgânicos para não agredir o meio ambiente, e usar os recursos naturais de forma sustentável e saudável.
Dando continuidade ao conhecimento sobre flores, os alunos plantaram mudas dentro de pneus e no jardim da escola para embelezamento da mesma. Utilizando adubo orgânico, preparam a terra irrigaram e realizaram o plantio das mesmas, sempre com o auxilio das professoras organizadoras do projeto.